Blog

Como prestar serviço público estando em Home Office?

COMO PRESTAR SERVIÇO PÚBLICO ESTANDO EM HOME OFFICE

Home Office, o termo conhecido para escritório em casa. Em outras palavras, trata-se de uma adaptação de um espaço na sua casa para trabalhar remotamente, sem a necessidade de estar presencialmente em um local específico da instituição.
Mesmo este assunto estar vindo à tona neste momento de Pandemia Mundial, o home office já acontecia em alguns órgãos públicos, como o Tribunal de Contas da União e Tribunal de Contas do Distrito Federal.
Quando tratamos do modelo de trabalho home office, estamos indo para uma forma de trabalho mais horizontal, onde as equipes trabalham em conjunto, com autonomia e responsabilidade interpessoal.
No serviço público, um pouco diferente do ramo privado, no sentido de gerar lucratividade, tem o objetivo de servir os cidadãos de forma impessoal, sendo que todos devem ter direitos e deveres igualitários, mesmo trabalhando em casa o servidor público deve continuar atendendo às demandas da população. Inegavelmente, a pandemia do COVID-19 acelerou algumas mudanças e abalou até mesmo estruturas rígidas, como as do serviço público. Professores do ensino público tiveram que se reinventar e trazer novos modelos de ensino aos alunos, servidores de atendimentos gerais à população de diversos setores precisaram fazer adequações, e instalar uma nova rotina e um novo ambiente em suas residências. Cabe ressaltar, que o serviço público em home office para ser prestado com qualidade é possível graças ao avanço da tecnologia, que possibilitou a instalação de conexão remota nas residências dos servidores públicos.
Falando neste assunto, esta semana saiu a notícia no site globo.com publicou uma matéria informando que São Paulo está instituindo o home office de forma permanente, a gestão paulistana alega que esta prática nos últimos meses trouxe aumento de produtividade e melhoria na prestação de serviços, assim como redução de despesas. Outro fator citado foi o ganho ambiental para a cidade, principalmente graças à diminuição na necessidade de deslocamento diário dos servidores.
Para que o serviço público seja prestado com a devida qualidade, alguns pontos são cruciais e eu os levei em consideração durante o período em que estive trabalhando em casa, fazendo significativa diferença na minha produtividade como servidora pública municipal de Farroupilha:
1. Se possível, deve ter um ambiente próprio para a prestação do serviço, como uma mesa organizada para o trabalho, uma cadeira que seja confortável e ergonômica, e com os materiais de uso em mãos.
2. Os horários devem ser organizados, o mais parecido possível com o horário regular prestação de serviço no órgão público. Uma agenda facilita a organização destes horários e das tarefas a serem prestadas.
3. É importante que haja uma boa comunicação entre as pessoas que convivem no mesmo ambiente para que saibam o seu horário de trabalho, estabelecendo, inclusive, limite de interrupções. Claro que não estou considerando, neste caso, quem tem filhos pequenos, que neste ponto deve ser montado uma estratégia de trabalho diferente.
4. É necessário desburocratizar alguns procedimentos, por exemplo, usar assinaturas digitais, aceitar o recebimento de protocolos por e-mail, facilitando, assim, os processos para os cidadãos e para o servidor público.
De qualquer forma percebe-se que é possível prestamos serviço público com a mesma qualidade do atendimento presencial do órgão público e que estamos evoluindo cada vez mais nesta modalidade de trabalho.

Fale com a advogada

Entre em contato conosco para obter mais informações sobre nossos serviços.