Blog

Home Office - Dicas de Ergonomia

Nos tempos atuais, muitos tiveram a necessidade de trazer o escritório para dentro de casa, ou seja, o chamado Home Office. Transformando seus lares, em escritórios, salas de reuniões e afins, sobretudo precisando manter o equilíbrio que havia no mundo laboral externo. Para tanto, é necessário além da disciplina, organização para a prática diária do labor, havendo o mínimo conforto, iluminação favorável e circulação de ar.
Precisamos estar atentos as posturas adotadas, ao mobiliário que dispomos e as adaptações que podemos fazer de forma simples e sem custos.
Algumas dicas de organização do trabalho em casa, que são essenciais, sem ônus e de fácil adaptação, bastando apenas um pouco de disciplina e rotina diária.
No primeiro momento, é necessário que se defina o local de sua casa onde irá montar o seu home office, a partir desta definição vejamos:
MOBILIÁRIO:
Se o trabalho é realizado através do uso de NOTEBOOK, é importante adaptações mais precisas, tais como: teclado independente, elevação da tela do notebook e mouse independente, são os principais elementos que darão melhor conforto e estrutura postural adequada.
Então, para elevar a tela o notebook pode ser posicionado sobre livros, caixa de sapatos, revistas e afins, algo que faça uma base evitando que a coluna cervical fique em flexão e desconforto estático por muito tempo, desta forma a tela deve ficar na linha dos olhos. Por isso, a necessidade de teclado e mouse independentes, bem como um mouse pad confortável para apoio do punho da mão dominante.
Importante lembrar que os braços devem ficar bem apoiados com a maior área possível sobre a superfície e que os pulsos não fiquem apoiados na borda da mesa.
Se o trabalho for realizado em COMPUTADOR DESKTOP (de mesa), as premissas são semelhantes, em especial no cuidado com a altura da tela que devesse manter na linha dos olhos e posicionamento da máquina centralizado a mesa.
Se sua CADEIRA não possui ajustes de altura, utilize de travesseiros ou almofadas para ficar mais alto, caso seja necessário. O mesmo pode ser feito no encosto, posicione um travesseiro macio e confortável em seu encosto, para facilitar a curvatura natural da coluna.

AMBIENTE:
O ideal é escolher um ambiente sem excesso de luminosidade para trabalhar. Mas caso haja restrições de escolha, opte por iluminação natural e que seja lateral ao monitor para evitar ofuscamento ou reflexo.
Se possível local com menos ruídos e menor circulação de pessoas.
Faça pausas regulares para se movimentar isto colabora para um maior conforto durante o expediente laboral (tome água, café ou até mesmo um mate), mexa-se, alongue-se e mantenha sua saúde.
As pausas são necessárias para que além das condições posturais e osteomusculares, a saúde mental é de extrema relevância e cuidado nos tempos atuais.


Importante lembrar que, o sofá é para as horas de lazer, além de descaracterizar um ambiente de trabalho, o sofá não permite um alinhamento adequado da coluna vertebral e dos membros superiores para se trabalhar.

Fale com a advogada

Entre em contato conosco para obter mais informações sobre nossos serviços.